Você está aqui:  CGCFN -> Comunicação Social -> Destaques ->
     

ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO SEU 40º ANIVERSÁRIO

 
                  

          A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) realizou na última sexta (04), no auditório do CEFAN, sessão solene alusiva ao seu 40ºAniversário. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas: o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria; o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e Presidente de Honra da AVCFN, Almirante-de-Esquadra (FN) Marco Antonio Corrêa Guimarães; o EX-COMGER, Almirante-de-Esquadra (FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro, o Presidente Nacional da AVCFN, Jose Henrique Salvi Elkfury; o Presidente do Clube Naval, Vice-Almirante Ricardo Antonio da Veiga Cabral; o Almirante-de-Esquadra (FN) Carlos de Albuquerque; e o Vice-Almirante (FN) Fernando do Nascimento.
         Após o canto do Hino Nacional, foram reverenciadas as personalidades que se destacaram na História da Associação de Veteranos do CFN, seguido pelo minuto de silêncio em homenagem aos veteranos falecidos após a última Assembléia.
        O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais e Presidente de Honra da AVCFN convidou o Comandante da Marinha para presidir a Sessão Solene e, para integrar a Mesa Diretora, o Alte. Esq. Pires Ramos, o Alte. Esq. (FN) Albuquerque e o V.Alte. (FN) Fernando do Nascimento.
       Após a alocução do Presidente Nacional da AVCFN, foi dado início à entrega da Medalha Mérito AVCFN as seguintes instituições e personalidades:

          Marinha do Brasil; Corpo de Fuzileiros Navais; Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; Força de Fuzileiros da Esquadra e Liga de Defesa Nacional – Rio Grande do Sul, representada pelo Veterano Sergio Omar Duarte Bottaro, Presidente da SR Sul; C.Alte (Ref. FN) Álvaro Jorge de Ollivier Grego, ex-Presidente da AVCFN, representado por seu filho, Sr. Elias José Grego Neto; Tenente Sinésio Pires Cavalcante, post mortem, um dos idealizadores da AVCFN, representado por seu filho, Sr. Ney Cavalcante.; Veterano Wilson Marques de Souza, ex-Presidente da AVCFN; Veterano José Rodrigues Falcão, ex-Presidente da AVCFN; e Sr. Ademar Carvalho Rossini, autor do projeto do busto do Sargento Borges que foi colocado no Trevo dos Fuzileiros, em Uruguaiana/RS, representado pelo Veterano Comandante Jayme Falavigna Filho, Presidente da SR Uruguaiana.
       Na seqüência, teve início a entrega do título de Associado Grande-Benemérito em reconhecimento pelo prestígio concedido à AVCFN e demonstrações de apreço dirigidas aos Veteranos Fuzileiros Navais, para o Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria.
 
 
        Na ocasião, os Correios lançaram o Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo em homenagem ao quadragésimo aniversário da AVCFN. No Selo, o Pavilhão Nacional tremulando ao vento, emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê-amarelo – um Símbolo Nacional. A Vinheta destaca a imagem do Emblema da AVCFN. Já o Carimbo é simbolizado pelo Emblema da AVCFN, seguido da legenda “4 de maio de 2012”. Outra novidade foi o lançamento da Revista AVCFN 40 Anos, contendo mensagens do Comandante da Marinha e do Comandante-Geral do CFN, um breve histórico da Associação, homenagens aos Fundadores e artigos e fotografias retratando as atividades mais marcantes da AVCFN.
 
 
          Considerando a atuação destacada em prol da AVCFN, também foram homenageados com uma placa alusiva ao quadragésimo aniversário da Associação outras instituições e personalidades. Depois, foi realizada a premiação dos vencedores do concurso cultural alusivos ao aniversário da AVCFN, que premiou os temas: Poesia, Contos navais pitorescos, os ensaios – “O CFN e a defesa da Amazônia Azul”, e “Contribuições da AVCFN para a Marinha do Brasil”. O Encerramento da Sessão Solene foi feito pelo Comandante da Marinha após o canto da Canção “Na Vanguarda”.   
 
 
            O Comando-Geral do CFN parabeniza a AVCFN pelo brilhantismo com o qual vem contribuindo para o fortalecimento do espírito de corpo dos Fuzileiros Navais de ontem, de hoje e de sempre. Bravo Zulu! Adsumus! Viva à Marinha!
   
 
MARINHA DO BRASIL - CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Copyright © 2007 - CGCFN - Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais
Fortaleza de São José - s/nº -Ilha das Cobras - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 21911-000
Portal do Governo Federal Marinha do Brasil